Conheci
e me encantei com a atividade do observador meteorológico em 1984,
eu era então Cabo da Marinha do Brasil, já com alguma experiência
em Hidrografia e Navegação, tendo embarcado antes no Navio
Hidrográfico Canopus e Navio Oceanográfico Almirante Saldanha,
neste último, comecei a me interessar pela observação
meteorológica. Em 1985, fui designado a servir na Base Aeronaval de
São Pedro da Aldeia, onde eu fiquei por felizes dois anos. Lá
conheci de perto todo um conjunto de normas que visam a segurança da
aviação, na qual cada militar tem um papel preponderante na
promoção da segurança em terra e no ar.
Mesmo
não sendo efetivamente do corpo de pilotos e controladores de voo,
via a extrema importância dos dados meteorológicos que tanto
possibilitavam uma decolagem quanto o aborto de uma missão. Com
minha equipe de trabalho passávamos por momentos de expectativa e
concentração nos trabalhos, seja na chegada de alguma autoridade
militar ou mesmo de uma aeronave civil, tendo a figura do
Despachante, um Oficial de Dia, o que coordenava todas as ações no
aeródromo. Eu acompanhei algumas vezes o empenho dos controladores
de voo mesmo após o crepúsculo e não sendo um aeroporto de voo
doméstico. Em nome do bom preparo de pilotos, algumas vezes tivemos
perdas preciosas e nem por isso foi divulgado em rede nacional, por
se tratarem de vidas humanas, mas compartilho com vocês que eram
pessoas que amavam o que faziam e vibrávamos com nosso trabalho.
Deixo
aqui minha mensagem de condolências às famílias que perderam seus
queridos neste acidente tão divulgado no dia de hoje, ocorrido em
Santos, SP, que por razões do destino, foi um conhecido candidato a
Presidente da República, razão pela qual muitas falácias e
leviandades se levantam para dar uma conotação conspiratória a
este ocorrido. Apenas deixo aqui meu modesto depoimento que conheço
amplo trabalho da SIPAER ainda que eu fosse um discreto observador
meteorológico, quando muito, participante da Patrulha do DOE (corredor humano que fiscaliza a pista para encontrar possível
material que viesse afetar a segurança da aviação) em todo momento
eu dava conta do alto grau de qualidade que se exige para a atividade
de aviação, bons tempos aqueles; me solidarizo hoje com todos os
que neste momento cuidam da nossa segurança no ar e nos aeroportos,
um trabalho árduo mas belo e digno.
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